sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


Olá!

"O artista e a sociedade – a intervenção na vida social" tem sido um tema amplamente discutido com e entre alguns alunos. Todos chegamos à conclusão que o artista, seja ele um escritor, um pintor, um músico...não consegue ser indiferente à realidade que o cerca nem à sociedade a que pertence. Assim, através da literatura ou de outra forma de arte, ele procura intervir e, muitas vezes, as suas palavras são a voz da consciência e da denúncia. 

Propõe-se, por isso, que deixem aqui a vossa contribuição relativamente a este assunto... Partilhem as vossas experiências com a música, o cinema, a literatura, a pintura...

Eu opto por me debruçar sobre a pintura:







"Guernica" é o nome deste grande painel pintado por Pablo Picasso famoso pintor espanhol,  em 1937. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é a forma que este artista utilizou para se manifestar contra o atroz bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica, em plena Guerra Civil espanhola. O bombardeamento foi levado a cabo por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco

No dia do ataque a esta cidade do Norte de Espanha, o pintor encontrava-se em Paris e soube dos factos desumanos e brutais através de jornais. Vemos, portanto, aqui a realidade nua e crua na base da inspiração do artista. Claramente em estilo cubista, Picasso pinta pessoas, animais e edifícios aniquilados pelo intenso bombardeio da força aérea alemã  já sob o controle de Hitler, aliado de Francisco Franco.

Atualmente, esta valiosíssima obra pode ser admirada no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.



Bom fim de semana:)




23 comentários:

  1. A minha sugestão vai para uma música nacional que é ''Sexta-Feira'', música muito conhecida de Boss AC que retrata o panorama social em que vivemos e menciona muitos problemas devidos à crise que é, supostamente, provocada pelo atual governo...

    Neste link poderá ouvir e visionar o vídeo da música referida em cima:

    http://www.youtube.com/watch?v=wqlurzmr5nU

    ResponderEliminar
  2. Nós gostamos particularmente da musica "P da C" de Boss AC.
    O título é a abreviatura de uma expressão popular brejeira, pois contém uma palavra inapropriada. O próprio título dá origem ao refrão. Ao longo da música, o autor fala de uma dita mulher que lhe bate à porta pedindo-lhe abrigo, tal mulher que é a crise. A crise procura toda a gente...

    Rodolfo
    Máximo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok. Uma letra discutível...mas agitadora de mentes. Penso que era esse o objetivo do artista:)

      Eliminar
  3. Acho que a música "Idade da estupidez" - dos klepht se encaixa nesta situação... Nesta música critica-se o governo mas também o povo neste momento de crise. Não podemos ficar calados, temos que agir perante o que achamos que não está bem. Devido ao momento de dificuldades que atravessamos: o aumento do desemprego, o aumento da carga fiscal, o retirar qualidade de vida, cada vez temos menos dinheiro por termos que pagar uma dívida que não é nossa! Neste momento estamos acomodados à situação e se não nos revoltarmos, não teremos futuro. Estes artistas querem que o povo de una, afirmando que as novas gerações devem lutar pelo que acreditam.
    Temos de deixar de estar na “idade da estupidez” e revoltarmo-nos contra o que achamos não estar correto.

    o video pode ser visto no seguinte link:

    http://www.youtube.com/watch?v=jfSfqvC-ing

    Rui Andrade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não esquecer o vídeo... que é bastante expressivo!
      Boa escolha:)

      Eliminar
  4. NTS feat HMSI - EspecialMente - esta música fala-nos das críticas que são feitas às pessoas com menos capacidades que as "normais", na língua corrente do dia-a-dia “deficientes”.
    Isto não implica que tenhamos que tratá-las de forma diferente, elas “são iguais e diferentes” como a própria música o fala. Para elas “um abraço vale mais que mil presentes”.
    O título “EspecialMente” Mente, começa em maiúscula, porque estas pessoas tem uma Mente Especial.
    “Eu sou, tu és, nós somos iguais e diferentes A diferença que nos separa é a igualdade que nos junta.”...
    Fábio Silva
    João Pedro
    Yurij Shevchuk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apreciei a vossa sensibilidade para este tema:)Revelaram maturidade!Continuem...

      Eliminar
  5. A nossa sugestão vai para a música Xutos e Pontapés - Sem eira nem beira - esta música retrata o estado financeiro e político do nosso País - Portugal em 2009.
    Samuel,Marcio

    ResponderEliminar
  6. "O mundo muda a cada gesto teu": esta é uma música de Valete. Tem uma letra muito verdadeira que tem muito a ver com a sociedade de hoje em dia, especialmente com a má gerência dos políticos.

    Os temas mais importante da música:
    • Fome
    • Guerra
    • A má gerência dos políticos
    • A falsidade de uma pessoa para com outra
    • Ódio

    Leonel

    ResponderEliminar
  7. A música que nós sugerimos intitula-se "Vampiros" e é interpretada por Zeca Afonso,um famoso músico da resistência Salazarista. Esta música foi elaborada antes do 25 de Abril de 1974 como forma de protesto contra a ditadura.O autor pretende comparar os vampiros à PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado).

    Telmo
    Marcelo
    Mateus

    ResponderEliminar
  8. Recentemente os portugueses conheceram uma música que é muito passada na rádio de Miguel Araújo com o titulo "Os Maridos das outras". Á primeira vista a música é discreta, mas à medida que a vamos ouvindo percebemos que tem algum significado, através da letra, percebemos que têm uma crítica, que entendemos á primeira vista ser direcionada para os homens, mas depois de uma audição atenta, essa crítica direciona-se para as mulheres.

    Apesar de estar constantemente a criticar os homens, existem certas partes na música que direciona a crítica para as mulheres, como por exemplo: “Tudo o que os homens não; Os maridos das outras são”; “Que servem para fazer felizes; As amigas da mulher”
    Isto quer dizer que as para a mulheres os seus maridos têm todos os defeitos possíveis e os maridos das amigas são perfeitos. Ou seja, os maridos são imperfeitos para a mulher e são perfeitos para as outras, o que torna a situação impossível vista de vários ângulos. As mulheres não dão valor ao que têm e estão sempre a criticar, apesar de quem escolheu ficar com os seus maridos foram elas, ou seja eles deveriam ser perfeitos. É uma música bastante irónica e com uma crítica profunda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugiro que visite o seguinte blog: http://cronicasteles.blogspot.pt/2012/05/critica-musical-maridos-das-outras.html
      Faz uma análise engraçada da letra...

      Eliminar
  9. A maneira que eu gosto mais de me exprimir é pela música.
    Por esse motivo eu sugiro a musica "Portugal Troika Tintas" que é uma música de um grupo Açoriano mais propriamente da Ilha Terceira chamado Ti Notas. Esta musica aborda a forma como portugal tem sido governado e o que portugal deveria ter feito para não estar em crise neste momento.

    ResponderEliminar
  10. Gostaríamos de deixar aqui um comentário sobre uma banda que tem o costume de mudar letras de músicas conhecidas e fazer uma crítica à sociedade. A banda chama-se "Os Ganda Malucos" e a música é "O Zé Fugiu". Nesta música temos vários temas que são alvo de crítica humorística. A partir do humor, esta banda consegue chamar a atenção e fazer rir com graves problemas que afetam o nosso país. Iremos só falar de dois que na nossa opinião são os mais graves porque tentaram enganar um povo, quando se deve dar a máxima transparência a este. Nesta música temos os seguintes temas: "o buraco da Madeira" e "O Aníbal sem dinheiro". Quanto ao primeiro, refere-se a quando Portugal pediu ajuda ao FMI; já tinham feito os cálculos do dinheiro que precisavam e depois aparece a dívida da Madeira sem ninguém esperar. O segundo "problema" foi quando Aníbal Cavaco Silva disse em público que não conseguia sobreviver com o dinheiro da reforma.
    Vale a pena ouvir!
    André Fernandes e Tiago Cordeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta entra no ouvido de tal maneira que passamos o dia a cantar "e o Zé fugiu e o Zé fugiu":) Uma crítica bem humorada!

      Eliminar
  11. A nossa sugestão é falar sobre uma crítica política. Para isso escolhemos a música de Zeca Afonso - Os vampiros; o título refere-se aos políticos, sendo estes identificados com vampiros. Esta música fala do Governo numa época específica da História portuguesa – a ditadura salazarista, época de grandes desigualdades sociais: "eles comem tudo e não deixam nada".

    Aqui está a sugestão da música muito boa para ouvirem

    - http://www.youtube.com/watch?v=ZUEeBhhuUos

    Gonçalo

    José Lamandé

    Luiz Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escolha muito interessante! Zeca Afonso viu na música uma verdadeira arma, tornando-se um artista inspirador para os "resistentes".

      Boa, meninos:)

      Eliminar
  12. Nomen, sob o nome de batismo Nuno Reis. É um dos fundadores da graffiti art em Portugal. Tem como lema usar o graffiti como forma de expressão e modo de vida.
    Deixo aqui a sugestão:
    http://www.nomen1.com/

    Isabel Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O incrível é que ainda há quem ache que a arte graffiti é puro vandalismo...

      Eliminar
  13. A CULTURA É UM FATOR DIFERENCIADOR DE PAÍS PARA PAÍS, DE PESSOA PARA PESSOA, SE NÃO INVESTIRMOS EM CULTURA, NÃO INVESTIMOS EM NÓS MESMOS, NEM NO NOSSO PAÍS.

    A SITUAÇÃO QUE MAIS ME CHOCOU ATÉ À DATA, FOI A CENSURA DE JOSÉ SARAMAGO, POR PARTE DO GOVERNO PORTUGUÊS, POR CRITICAR O PATRIMÓNIO RELIGIOSO EM PORTUGAL. (VERGONHOSO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saramago sempre se mostrou um atento observador da realidade portuguesa e um crítico bem humorado. Pena que nem todos percebam isso... A sua obra em muito contribuiu, e contribui, para projetar o nosso país no mundo, revelando que, para o bem e para o mal, somos únicos.

      Eliminar